segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Surui

O Suruí vive especialmente no Pará na cidade de São Geraldo do Araguaia. Embora ainda tenham uma aldeia, as casas copiam os modelos das moradias regionais e estando divididas em cômodos o que não era corriqueiro nas suas moradias originais. Todos estão vestidos à moda ocidental, possuem objetos como rádios, aparelhos de som, armas de fogo etc.
As redes de dormir artesanais foram substituídas por redes adquiridas em Marabá, mas ainda fabricam as tipóias feitas de algodão para o transporte de crianças pelas mães.
A situação alimentar deixa a desejar, embora tenham introduzido o plantio de arroz e a criação de gado vacum. A caça torna-se cada vez mais difícil, o mesmo acontecendo com a coleta.
Os objetos de cerâmica foram substituídos por peças industrializadas. Os homens não usam mais o cabelo comprido e a prática ritual de perfuração do lábio inferior torna-se cada vez mais rara. Apesar de tudo isto, mantêm a utilização da língua nativa e a prática dos rituais, além de um forte sentimento de identidade étnica. Estima-se que neste local vivem cerca de 185 índios.
Bruno e Brendo

Nenhum comentário: